JPG Bag728x90

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Agora, cães vão para creche e levam até lancheirinha



Eles chegam eufóricos para mais um dia de aula. Pulam do carro para entrar na creche, onde vão encontrar os colegas. Os pais vêm logo atrás, com as lancheiras.
O dia será repleto de atividades de recreação, natação e musicoterapia. Em datas especiais, como o Natal, eles até ajudam a confeccionar alguns mimos para os pais.
A rotina dos cães Zeca, Dudu e Tieta lembra muito a de crianças no jardim de infância. E é quase igual mesmo.
Com pouco espaço nos apartamentos, donos de bichos de estimação que passam o dia fora de casa têm optado por creches de animais.
O serviço, também chamado de escola ou "day care", é recente: existe há cerca de cinco anos, segundo o Conselho de Medicina Veterinária de São Paulo. Atualmente, são cerca de 50 instituições do gênero no Estado.
Dois anos atrás, era metade. O crescimento ainda é "tímido" diante de um mercado com potencial, afirma o presidente do conselho, Francisco Cavalcanti de Almeida. O serviço chega a custar R$ 640 por animal.
Veterinários aprovam a novidade. É uma opção para os animais se exercitarem em um espaço maior e interagirem com sua própria espécie, dizem. Mas alertam para o risco de "humanização" excessiva dos bichos.
Antes uma "regalia" exclusiva dos grandes centros, hoje as creches de pets já chegam ao interior.
Na Estação Animal Massaro, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), "estudam" Zeca, um beagle de 3 anos, o schnauzer Dudu, 7, e Tieta, 2, uma yorkshire.
Por lá, passam cerca de dez cachorros diariamente. Metade vai de segunda a sexta-feira, oito horas por dia.
Na matrícula, eles ganham uma lancheira, que guarda a ração e "merendas" com frutas e até cenoura ralada.
Em datas comemorativas, os "pais" ganham presentes como cartões de feltro com a patinha do animal carimbada.

Fonte: Folha de S.Paulo
10/02/2013